Autora: Tony Ferr
Editora: Selo Jovem
Páginas: 142
Decidida a não se apaixonar por mais ninguém, Liza, vê sua promessa ameaçada ao conhecer André o professor do seu filho. Tudo começa a mudar quando seu filho cria uma forte relação de amizade com André, que tenta de todas as formas preencher o vazio paterno naquela criança. Após entender que esse homem deve fazer parte de sua vida, Liza sente que está na hora de recomeçar sua história. Esta relação é ameaçada pelo ciúme de seu melhor amigo Fernando, que luta pelo seu coração há quatro anos. Mas André está disposto a não perder essa luta. Liza procura seguir seu coração e os conselhos de sua melhor amiga, Sofia, mas percebe que não é tão fácil a escolha que deve fazer. Tentando de todas as formas não ferir o coração de ninguém, faz sua escolha trazendo consequências capazes de desmoronar tudo aquelo que desejou. Amor, amizade, perdão e destino serão testados e somente Um Gesto de Amor será capaz de resgatar tudo aquilo que Liza imaginou estar perdido. Então... o que você faria por alguém que ama?
Um Gesto de Amor, escrito pelo brasileiro Tony Ferr, é um romance/drama que conta a estória da jovem bem sucedida Liza, que é mãe solteira e cria com muito amor o seu filho único de quatro anos, Bruno.
Liza é uma mãe superprotetora e tem consciência de que o seu filho raramente se apega a alguém, então se surpreende quando percebe que ele está muito apegado ao professor de educação física, André, e que até mesmo pediu para chamá-lo de pai.
Liza e André sentem atração um pelo outro assim que se conhecem, mas Liza é resistente e não dá o braço a torcer, por saber que é muito bonita e que todos os homens do seu local de trabalho já tentaram conquistá-la, sendo assim, se mantém alheia a qualquer investida do sexo oposto e quando passa a ter sentimentos por André ela começa a entrar em conflito e tudo no que ela acredita é posto a prova.
'‘André segurou a mão do garoto enquanto com a outra empurrava o carrinho. Foram em direção a Liza. A cada passo que eles davam, o coração de Liza batia mais forte. Seu pulmão puxava mais ar. E tentou mostrar o máximo de calma, ao falar com André que estava parado em sua frente. ’’
André se apaixona por Liza rapidamente e sempre a trata com muito respeito e cordialidade, e sente um carinho enorme e puro pelo pequeno Bruno, mas infelizmente Liza não dá sinais se corresponde a ele. Se eu tivesse que definir André, acho que pureza seria a palavra, ele é um personagem genuinamente bom e sincero.
Uma coisa que me irrita profundamente são personagens que se negam a serem felizes, pior ainda quando não estão fazendo nada de errado e ficam pensando na opinião alheia de pessoas que não as criaram e nem pagam as suas contas. Irritei-me muito com o lenga lenga e a infantilidade da Liza, tinha vontade de sacudi-la e falar: ‘‘Você e o seu filho amam esse homem, o que você está esperando afinal??’’.
Acho que os personagens poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidos, afinal são adultos e já passaram por muitas experiências e mesmo assim lhes faltou um pouco de amadurecimento e serem mais perspicazes.
Não é a toa que o livro se chama Um Gesto de Amor, algo muito delicado acontece com um dos personagens e é então que o amor deles é posto a prova, um gesto lindo e de amor que não tem como não nos deixar emocionados.
O livro nos faz refletir sobre como a vida é inesperada e cheia de surpresas boas e também infelizes e que devemos viver plenamente, sem mágoas e arrependimentos, pois não há nada pior do que viver com sentimentos de que poderia e deveria ter feito mais com relação a algo ou alguém.
Sobre a diagramação, a editora fez um bom trabalho, só senti falta de alguns travessões, pois quando um personagem terminava a sua fala e começava a narrativa em terceira pessoa não havia travessão em algumas partes do livro, parecendo dessa forma que a narração ainda fazia parte do diálogo. O livro é bem fino, apenas 140 páginas, então podemos lê-lo apenas em uma sentada.
Na contracapa, há uma citação da autora Janaina Rico que diz o seguinte: '‘Tony Ferr é o John Green brasileiro. Prepare o lencinho e o coração. O choro é inevitável e a história incrível. Surge mais uma estrela na literatura nacional. ’’
Devo dizer que discordo. Já li três livros do J.G. e não vi nenhuma similaridade com a narrativa icônica do John. Se eu tivesse que comparar o autor com algum outro, acho que eu o compararia com o Nicholas Sparks; então quem gosta dos livros do Sparks poderá gostar de Um Gesto de Amor.
Devo dizer que discordo. Já li três livros do J.G. e não vi nenhuma similaridade com a narrativa icônica do John. Se eu tivesse que comparar o autor com algum outro, acho que eu o compararia com o Nicholas Sparks; então quem gosta dos livros do Sparks poderá gostar de Um Gesto de Amor.
Amiga eu sempre tive interesse de ler esse livro, mas infelizmente acho as obras da SELO JOVEM muito caras =/ Espero ainda ter a oportunidade de compra-lo, porque gostei muito da sua resenha. Ficou ótima e me chamou bastante atenção. Mas me diz uma coisa, qual é o gênero do livro? Drama/Romance? O que é? Eu estou nessa dúvida agora.
ResponderExcluirMas me chamou bastante atenção isso de colocar o amor a prova, porque nem sempre as pessoas levam em conta o que sentimos quando temos algum problema grave e isso foi algo que me chamou bastante atenção.
lovereadmybooks.blogspot.com.br
Oi Sil,
ExcluirEle é classificado como romance E drama, mas tem mais drama que romance, rs. Então, a protagonista me irritou bastante pq ela não vê o quanto o mocinho gosta dela, só percebe depois da prova de amor que ele dá a ela, enfim... espero que goste.
Beijos
Oie Andréia! ^^
ResponderExcluirGostei muito da capa do Livro e a história me chamou bastante atenção, lendo a sua resenha fiquei com uma enormeeee vontade de comprar esse Livro, só desanimei um pouquinho quando vi o número de páginas! :/ Prefiro Livros com mais páginas! Mas não vou julgar um Livro pelo seu número de páginas né!? :D Então entrou para a minha lista de leituras por ser uma história que parece ser emocionante!
Beijooos e até logo! :D
https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/
Gostei bastante da sua resenha e me deu uma vontade enorme de ler um gesto de amor. https://verbalizarse.wordpress.com
ResponderExcluir