controles do slide

27.3.19

[Resenha] Um Beijo à Meia-Noite :: Eloisa James

Um Beijo à Meia-Noite - Contos de fadas #1
Autora: Eloisa James
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Kate Daltry é uma jovem de 23 anos que não costuma frequentar os salões da alta sociedade. Desde a morte do pai, sete anos antes, ela se vê praticamente presa à propriedade da família, atendendo aos caprichos da madrasta, Mariana. Por isso, quando a detestável mulher a obriga a comparecer a um baile, Kate fica revoltada, mas acaba obedecendo. Lá, conhece o sedutor Gabriel, um príncipe irresistível. E irritante. A atração entre eles é imediata e fulminante, mas ambos sabem que um relacionamento é impossível. Afinal, Gabriel já está prometido a outra mulher – uma princesa! – e precisa com urgência do dote milionário para sustentar o castelo. Ele deveria se empenhar em cortejar sua futura esposa, não Kate, a inteligente e intempestiva mocinha que se recusa a bajulá-lo o tempo todo. No entanto, Gabriel não consegue disfarçar o enorme desejo que sente por ela. Determinado a tê-la para si, o príncipe precisará decidir, de uma vez por todas, quem reinará em seu castelo. Um beijo à meia-noite é um conto de fadas inspirado na história de Cinderela. Com um estilo que combina graça, encanto e sedução, Eloisa James escreve uma narrativa envolvente, com direito a fada madrinha e sapatinho de cristal..?

Olá, leitores! Tudo bem com vocês?

Uma das primeiras coisas que chamou a minha atenção quando vi essa obra foi a sua capa, com fundo todo azul e um sapato de cristal, uma referência clara à Cinderela. Ainda, todos os livros dessa série são espécies de releituras dos clássicos que conhecemos e amamos e Um Beijo à Meia-Noite tem alguns aspectos similares a famosa história da dama do sapatinho de cristal, mas é uma história definitivamente única e que fãs de romances de época irão adorar!

Kate é a protagonista desta obra, uma personagem cuja mãe faleceu quando era muito nova e cujo pai não perdeu tempo em escolher uma mulher para ocupar o seu lugar, mulher essa que só pensa nos próprios objetivos e que só quer o melhor para suas duas filhas, mesmo que para isso tenha que tirar tudo da sua enteada quando o seu marido falece.

Kate passa a ter o seu lugar renegado na casa, mas quando a mais nova das irmãs sofre com um pequeno acidente a madrasta impõe a Kate a função de substituir a sua irmã postiça numa viagem importante que ela deveria fazer com o seu noivo, nessa viagem o cunhado de Kate apresentará a noiva ao seu tio para que esse, como príncipe, aprove a união dos dois, então o pequeno problema no rosto da meiga Victoria não pode ser um empecilho para atrapalhar o casamento mais importante, e é trabalho de Kate garantir isso.

No castelo o mundo se abre diante dos olhares de Kate e ela é exposta a novas pessoas e conhecimentos, uma realidade bem diferente da que estava habituada e acaba conhecendo por uma coincidência do destino a personagem mais escolada da obra, a sua - até então desconhecida - madrinha e essa lhe conta histórias sobre seus pais e sobre o seu passado e Kate descobre que não é uma órfã qualquer, passando agora a ser a sua protegida.

Assim que chegou ao castelo uma das primeiras pessoas que Kate conheceu foi Gabriel. Após um primeiro encontro conturbado, a moça descobre que ele é o famigerado príncipe que será o principal expectador da farsa que ela está montando ao se passar pela Victoria Daltry. Já Gabriel, bem, esse não consegue parar de pensar em como o tonto do sobrinho conseguiu conquistar uma mulher com tanta atitude.
''Tinha um sotaque denso e delicioso, que combinava com os seus olhos e com o cabelo espesso. E havia mais alguma coisa nele, algo vibrante, mais poderoso e arrogante do que os pálidos ingleses que ela encontrava todos os dias''

Logo o príncipe se vê cativado pela espontaneidade de quem posteriormente descobre se chamar Kate e ser a irmã da verdadeira noiva de seu sobrinho. É inevitável o infortúnio de ter conhecido uma mulher tão especial e sem dote justo no momento em que o que sua família mais precisa é dinheiro e a única forma de obtê-lo é se casando com uma herdeira que queira o título de princesa e para isso ofereça um dote à altura para prover anos de sustento ao castelo, à sua desamparada família e funcionários que ali habitam.

Já que toda a história de Cinderela que se preze tem um Príncipe encantado, não poderia ser diferente com Um Beijo à Meia-Noite. Mesmo não sendo o príncipe mais encantador à primeira vista, descobrimos que Gabriel é capaz de enterrar a perspectiva de um futuro feliz para apoiar e sustentar a sua família, isso é o quão nobre ele é. Ele e Kate acabam criando um vínculo e descobrindo que têm muito em comum um com o outro e acabam nutrindo um amor improvável e avassalador. Kate só consegue pensar que mesmo que o que eles estão tendo não seja duradouro, será eterno enquanto durar e ela se entrega de corpo e alma a esse sentimento novo e intenso e isso é recíproco.
''(...) Ele sorriu de leve para ela. - Outra coisa que descobri com a vida: não se aprende a ser bom decorando a Bíblia. E isso é o mais importante, na minha opinião.''

Kate e Gabriel se complementam, tem tantas coisas em comum e ao mesmo tempo são tão diferentes! Ambos os personagens são fortes e cativantes, e apenas quando estão sozinhos deixam toda e qualquer encenação para trás e conseguem demonstrar quem realmente são, tanto o lado da força quanto o da vulnerabilidade, sem máscaras e disfarces. Ambos são honestos e não deixam de falar o que pensam um para o outro; acredito que a honestidade é um dos alicerces do sentimento que nutrem, além do desejo explícito.

Um Beijo à Meia-Noite é um romance de época cuja leitura me agradou, teve momentos emocionantes em que ficamos preocupados com a perspectiva de os mocinhos não poderem ficar juntos por um deles carregar uma grande responsabilidade sob os ombros; há claro, o romance, e momentos hilários repletos de confusões! Os personagens secundários com certeza tiveram o seu espaço nessa obra e os enredos paralelos foram bem desenvolvidos.

Ademais, no exterior esse é considerado o primeiro livro da série e eu o li como primeiro, então mal posso esperar para conhecer as demais obras que compõem a série e que também têm a premissa de serem releituras de clássicos contos de fadas.

comentários pelo facebook:

9 comentários

  1. Oi Andy,
    Confesso que estou um pouco cansada de releituras... Mas a sua resenha mudou a minha opinião sobre esse livro. Quero ler pra ontem ^^ Parece extremamente interessante. Obrigada pela resenha ^^
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Então, eu aprecio demais conto de fadas, mas a história não despertou tanto meu interesse, embora pela curiosidade, eu gostaria de ler, sim!
    Gostei muito dos quotes que você escolheu! E fico feliz de verdade que você tenha gostado da história do livro e da capa também!
    Beijinho!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  3. Amo releituras e esse série da Eloisa está na minha lista de desejos e saber que o romance entre Kate e Gabriel te agradou é ainda mais animador. Quero conferir esse momentos emocionantes e as confusões do enredo, pois adoro bom humor. Não vejo a hora de poder conferir.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Esse clássico da literatura como um romance de época realmente inovou no que diz respeito as outras releituras que vemos por aí. Estou com muita vontade de ler esse livro, pois adorei as alfinetadas entre o casal, como Kate é forte e destemida, além de ter uma fada madrinha divertidíssima. Não vejo a hora de explorar a obra e suspirar com um romance tão lindo.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Acredita que tenho o primeiro livro dessa série desde que foi lançado, mas ainda não consegui ler!?
    Sei que vou amar essa série, pq causa das resenhas que leio e esse título com certeza entrará na minha lista de desejo. Enfim parabéns pela leitura e ótima resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais estou encantada com as resenhas que leio dessa série. Parece um livro incrível! Eu adoro a história da Cinderela e saber que o príncipe não é encantador na primeira vista, já me deixa muito ansiosa e cheia de expectativa.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi Andy, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro contos de fadas e romances de época, então, achei incrível que a autora juntou os dois gêneros e já estou de coração apertado torcendo para que o casal possa ficar junto apesar do problema financeiro do reino. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  8. Oiê, Andy!
    Apesar de toda a vontade de ler Eloisa James, ainda não li nada dela. Adoro a perspectiva da série ser releituras de contos de fadas que tanto amamos. Fico feliz por você ter curtido a leitura e eu espero que eu tome vergonha na cara e leia logo todos eles!

    ResponderExcluir
  9. Olá não conhecia o livro fiquei bem curiosa para ver como ficou a releitura, adoro histórias do gêneros então acredito que iria gostar da obra.

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas