Autora: Courtney Summers
Editora: Plataforma 21
Páginas: 392
Uma garota foi brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado entre um pomar de macieiras e uma escola incendiada nos arredores de Cold Creek, Colorado. Seu nome era Mattie Southern, e ela só tinha treze anos. A pequena Mattie era a única conexão de sua irmã mais velha, Sadie Hunter, com o mundo. Quando elas foram abandonadas pela mãe, que era viciada em álcool e outras drogas, Sadie cuidou da irmãzinha como se nada mais importasse. Agora, tudo o que a garota de dezenove anos quer é fazer justiça com as próprias mãos. E nem mesmo a gagueira que dificulta sua comunicação vai impedi-la de encontrar o paradeiro do assassino. Desde que partiu atrás do abusador que tirou a vida de Mattie, Sadie nunca mais foi vista. O que aconteceu com ela? A única pessoa disposta a encontrar respostas é o jornalista West McCray. Quando a polícia não conseguiu resolver o caso, a avó de consideração das garotas pediu a ajuda dele. O repórter está seguindo o rastro de Sadie e, ao longo de sua investigação, ele produz um podcast. Cada pista descoberta revela uma verdade desoladora. Dividido entre o podcast de West McCray e a narrativa da personagem, Sadie é um thriller que perturbará você até a última página. Afinal, uma garota desaparecida é sempre uma história inacabada.
Você também já entrou na febre dos podcasts? Se sim, esse é o livro perfeito pra você. Se não, vem ler essa resenha que eu prometo te dar uma dica imperdível para entrar nesse mundo!
"E começa, como tantas outras histórias, com uma garota morta."O livro conta a história de Sadie Hunter, uma menina que desaparece pois vai atrás do assassino de sua irmã mais nova, Mattie. As duas tiveram uma história difícil de infância que inclui abandono da mãe, abusos e alguns casos envolvendo drogas e álcool. Acima de tudo, as garotas eram muito unidas e Sadie amava e cuidava de Mattie como se fosse o último resquício de sanidade que lhe restava. Por isso, quando a irmã é brutalmente assassinada, ela não hesita em largar tudo o que conhece para caçar o culpado.
Intercalado com o ponto de vista de Sadie dos acontecimentos que seguem a morte da irmã, está o único realmente interessado em procurar pelo paradeiro de Sadie: West McCray. O jornalista foi contatado por uma amiga da família e decide fazer um podcast de sua investigação da verdade bruta sobre a história não contada das irmãs, intitulado The Girls.
Além de ser um livro que te prende a partir da primeira página, a construção intercalada da narrativa é que traz toda a intensidade à tona. Os capítulos de Sadie são agressivos e brutais, transmitem toda a raiva de uma menina abandonada pela sociedade e desprovida de qualquer esperança além do gosto da vingança. Sadie é uma personagem que se sente mais confortável compartilhando o ódio que sente e planos para matar outro ser humano do que expressando vulnerabilidade. Já os capítulos do podcast trazem a parte humana e sensível do livro, uma voz desolada e derrotada com a narrativa e desiludida a cada nova descoberta que faz da história de vida das meninas enquanto procura desesperadamente pelo paradeiro de Sadie.
"Garotas desaparecem o tempo todo. E não saber é maravilhoso. Eu não queria essa história porque estava com medo. Eu estava com medo do que não encontraria e estava com medo do que encontraria."Um thriller psicológico jovem adulto que vai te fazer repensar sobre a vida de muitas meninas que não são levadas a sério ou que nem chegam a ser tratadas como vítimas na nossa sociedade. É angustiante e ao mesmo tempo viciante, com personagens verossímeis que vão ficar com você por muito tempo mesmo depois de você fechar a última página do livro. A escrita da autora é impecável e o meio pelo qual ela resolveu contar a história foi o melhor formato que poderia ter escolhido para elevar a narrativa a outro nível.
Além disso, agora The Girls é um podcast de verdade que você pode ouvir se quiser. Sim, isso mesmo. Vou te dar alguns segundos para reler e processar a informação.
A editora americana, a Macmillan, separou os capítulos do audiolivro em inglês que continham os áudios do podcast e liberou gratuitamente The Girls para qualquer pessoa que quiser acessar. Se você tiver curiosidade e entender/quiser testar seu inglês, vale muito a pena ouvir o material que eles disponibilizaram. Construído como um podcast de verdade, os 8 episódios têm trilha sonora e é todo ambientado na narrativa. Você pode acessar o podcast pelo site da Apple ou pelo Stitcher.
Espero de coração que exista alguma esperança de que a Plataforma 21 possa traduzir e produzir esse podcast em português para que mais pessoas possam ter acesso a ele. Acho que ele dá um diferencial gritante ao livro e ambienta a história de um jeito que eu não tinha visto nenhum outro livro fazer.
Sadie é um livro destruidor que precisa ser lido e comentado e que não poderia representar melhor a realidade de muitas pessoas que nem chegam a ser comentadas em notícias ou redes sociais. Um livro que trata de amor, devoção, esperança e impotência. E, como a própria editora já diz: "uma garota desaparecida é sempre uma história inacabada".
Nenhum comentário
Postar um comentário
A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.