controles do slide

3.2.20

[Resenha] A Chama de Ember :: Colleen Houck

A Chama de Ember
Autora: Colleen Houck
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Skoob  | Goodreads | Amazon | Americanas | Submarino
Bem-vindo ao Outro Mundo, onde reinam criaturas aterrorizantes...

Quinhentos anos atrás, Jack fez um pacto com um demônio e acabou condenado a uma eternidade de servidão. Como um lanterna, seu único dever é guardar um dos portais que levam ao reino imortal, garantindo que nenhuma alma se infiltre onde não é bem-vinda. Jack sempre fez um excelente trabalho... até conhecer a bela Ember O’Dare. Há tempos, a bruxa de 17 anos vem tentando enganar Jack para atravessar o portal. Insistente, sem temer os alertas dele, Ember enfim consegue adentrar a dimensão proibida com a ajuda de um vampiro afável e misterioso, e então tem início uma perseguição frenética através de um mundo deslumbrante e perigoso. Agora Jack precisa resgatar Ember antes que os universos terreno e sobrenatural entrem em colapso e se tornem um caos.

Quando vi esse livro dentre os lançamentos da Editora Arqueiro e me deparei com o nome ‘‘Colleen Houck’’ e com essa capa enigmática (uma caveira com vaga-lumes metalizados) já fiquei curiosa e soube que queria saber mais sobre a obra e que com certeza ela seria uma das minhas próximas leituras.

A Chama de Ember é um livro jovem/adulto, standalone, de fantasia paranormal, escrito pela Collen Houck que é mundialmente conhecida pela sua saga ‘‘A Maldição do Tigre’’, a qual já li e é apenas uma das minhas séries favoritas, bem como é autora da série ‘‘Deuses do Egito’’ como fã da autora fiquei curiosa para saber como ela abordaria uma narrativa sobre os seres que são símbolo do Halloween.

Jack há muito tempo atrás foi humano, até que um pacto com um demônio o tornou imortal, Jack agora é um Lanterna, um servo, guardião responsável por guardar a sua encruzilhada, um portal para o Outro Mundo. Ele é responsável por manter os seres sobrenaturais no seu universo, ele impede a migração desses seres entre os universos e uma das suas funções também é avisar o seu superior caso encontre alguma bruxa. Jack tem a fama de ser um dos lanternas mais ‘‘linha dura’’, ao menos era assim, até conhecer Ember.

Ember é uma jovem bruxa de 17 anos que sabe que tem um guardião misterioso desde pequena, entretanto ela nunca o viu, apenas sente a sua presença. Até que um dia acaba conhecendo a identidade do seu misterioso protetor: Jack, o lanterna. Ember descobre a existência de um novo universo até então desconhecido e passa a se sentir compelida a ir ao Outro Mundo, mesmo com as advertências de Jack de que seria perigoso.

‘‘Quando ele ergueu o globo cor de laranja, o esqueleto sob a sua pele brilhou mais uma vez. 
- Isso quer dizer que você.... que você... 
- Que eu estou morto? – completou ele, e balançou a cabeça. – Não. Eu não estou morto. Apesar de, tecnicamente, também não estar vivo. Estou num limite entre um e outro. É isso que significa ser um lanterna.’’

Não preciso nem falar que mesmo com todos os avisos para Ember não ir ela dá um jeito e escapa furtivamente para o Outro Mundo, um lugar repleto de criaturas desconhecidas e tecnologicamente muito mais avançado que a realidade até então conhecida por Ember. É então que Jack e o melhor amigo da jovem bruxa entrarão numa arriscada viagem atrás dela e do acompanhante inesperado de Ember que foi o responsável por realizar a travessia da bruxa. A partir daí os personagens se meterão em várias confusões e apuros. Digo apenas que os avisos de Jack a Ember não foram em vão e que bruxas podem ser uma mercadoria extremamente valiosa no Outro Mundo.

Adorei o quão rico é o enredo desenvolvido pela Colleen quanto aos seres mitológicos que ela adotou para compor a obra e quanto ao universo único por ela criado. A Chama de Ember narra como teria surgido o Halloween, é um conto extenso sobre a origem do Halloween criado pela autora. Confesso que esperava um pouco mais de terror/horror por ter feito, antes de iniciar a leitura, a associação ao Halloween, todavia não foi o que aconteceu, é uma obra juvenil.

Mesmo tendo achado a obra rica em detalhes e com cenários fascinantes e bem descritos, a protagonista Ember com suas atitudes por vezes egoístas devido a sua curiosidade não conseguiu me conquistar, constantemente me questionei o que os personagens masculinos viam nela além do seu corpo e poder. Um dos pontos positivos é que ela é uma personagem obstinada e não deixa ninguém lhe dizer o que deve ou não fazer, nem que seja para a sua própria segurança, prudência é uma palavra que ela desconhece.

Ainda, três seres do sexo masculino que compõem o núcleo de personagens principais estão romanticamente interessados pela protagonista, acredito que a autora poderia ter deixado algum personagem sem ser cativado pela mesma e que o foco poderia ser mais no aprofundamento quanto ao universo fantástico e menos no drama romântico.

‘‘Não se interessava por nenhum dos garotos do vilarejo. Eles eram tão fáceis de decifrar quanto folhas de chá no fundo de uma xícara ou o gosto promissor de chuva no ar. Ember não queria nada fácil. Queria mistério.’’

Todavia, o contrário ocorreu com outros personagens, como Jack, por exemplo, personagem esse que me intrigou e me deixou curiosa para saber mais histórias acerca do que ele vivenciou ao longo do extenso período de imortalidade e dos diversos seres que ele conhecera.

‘‘O demônio que tinha alistado Jack quinhentos anos antes se chamava Rune. Jack mal se lembrava da cidadezinha que estava tentando salvar ao negociar com Rune, nem do garoto que era naquela época. Já fazia muito tempo que os moradores da cidadezinha tinham morrido. Mas não Jack. Ele não tinha tanta sorte. Estava preso a um trabalho (...)’’

Enfim, é uma leitura fluída e válida caso você goste de fantasia com uma pegada steampunk, e seres místicos, sendo um livro com uma escrita mais juvenil. Bem como, se você, assim como eu gosta do trabalho da autora, mesmo que eu favorite outras obras dela em detrimento desta. Pela premissa original A Chama de Ember se tornou uma das minhas melhores leituras de 2019, como vocês podem conferir nesse post (clique aqui) em que a equipe elegeu as melhores obras do ano passado.

Agora me conte, já leu algum livro da Colleen Houck? Ficou interessado em conhecer um pouco mais do universo criado em A Chama de Ember?

*Sorteios Ativos*
Sorteio de 100 marcadores + bottons, para participar ''clique aqui''
Sorteio de um exemplar do livro ''Confissões de uma gatota linda, popular e (secretamente) infeliz'', da Thalita Rebouças, para participar ''clique aqui''

comentários pelo facebook:

39 comentários

  1. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora e, apesar de esse não ser um gênero que eu curta muito, tenho bastante vontade de ler esse livro. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem e contigo? Acho que vale a pena conhecer o trabalho da autora, espero que goste ^^
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Andreia.

    Eu ainda não li nada da autora, mas este ano vou começar a série A Maldição do Tigre porque já tenho aqui em casa. Mas já anotei a dica para conhecer este livro que você resenhou. A história é bem interessante. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro A Maldição do Tigre, espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei *-*

      Excluir
  3. Oi Andy,
    menina eu AMEI esse livro kkkkk, mas eu sou muito suspeito porque eu adoro os livros da Colleen, posso ser sincero? Ember é a personagem da Colleen que me aborreceu menos kkkk gostei bastante dela comparado com outras protagonistas da autora (Kelsey e Lilly). sobre os boys a fim da protagonista, não sei qual é o problema da Colleen que não consegue escrever um livro sem ter no mínimo um triangulo amoroso, mas ao menos nesse livro é claro e obvio de quem a protagonista gosta e que ela não está disposta a tentar algo com outro diferente das outras protagonistas dela. Bom vou parar opor aqui se não vou acabar fazendo uma resenha da sua resenha kkkkkk

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ainda bem que a protagonista sabia com quem queria ficar. Não ia aguentar se ela fosse indecisa quanto a isso, rs.
      Ademais, amei o universo que ela criou, é tão original!!

      Beijos

      Excluir
  4. Eu acho maravilhosa a capa desse livro, sou bem curiosa para ler ele, pois gosto muito de histórias que envolvam bruxas e outros seres mitológicos. Amei conferir sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei fascinada pela capa desde a primeira vez que a vi, acho que fizeram um trabalho incrível nela!
      Se você curte seres mitológicos acredito que irá gostar desse livro, a autora desenvolveu um universo única que vale a pena ser lido.

      Abraços

      Excluir
  5. Já li dois livros da série 'Deuses do Egito' e gostei muito, falto conclui ainda. Mas fiquei curiosa com esse lançamento. Apesar que lendo suas impressões fui percebendo alguns detalhes semelhantes com a outra série, mas tranquilo. Bom saber que vc gostou e favoritou a leitura. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tenho a impressão de que a autora gosta de repetir alguns detalhes em seus livros (como o triângulo romântico, por exemplo).

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Eu gostei muito desse livro, foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e já fiquei animada para ler as outras obras da mesma, eu amei a capa desse livro ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayanni! Estou bem e você? A capa é uma obra de arte! Espero que curta a leitura das demais obras da autora <3
      Beijos

      Excluir
  7. Olá amoreca

    Que capa maravilhosa!!!
    Embora sua resenha tenha me intigado um pouquinho a ler, não sei se é o que quero ler nesse momento sabe.
    Mas anotei a dica aqui pra um outra hora!
    Não li nada da autora, mas tenho vontade!

    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acho que cada leitura requer o seu momento, se o livro não te interessou agora, deixe ele em stand-by, tenho certeza que o momento ideal para você dar uma chance a obra irá chegar ^^

      Excluir
  8. Eu nunca li nenhum livro da autora, mas tenho mega curiosidade!!

    Xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Se você curte fantasia e/ou romance acho que poderá gostar sim das obras da autora ^^

      Beijos

      Excluir
  9. Oii, Taynara!

    Fico muito feliz que goste do conteúdo que publicamos por aqui, obrigada por nos acompanhar sempre <3

    ResponderExcluir
  10. Mano, sabe quando vc entra numa vibe de querer ver filmes do mesmo gênero, ou nesse caso ler coisas do mesmo gênero? eu to desse jeito.. e eu só quero consumir coisas parecidas nesse momento e eu acabei de terminar um livro e to órfã de histórias assim. Pela sua resenha parece que Chama de Ember vai encaixar perfeitamente com o q eu preciso agora. Amei q vc não deu mto spoiler, eu gosto de ler com menos informações possíveis, e o q vc disse foi o suficiente pra me fazer querer ler. Vou ver se acho o ebook. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Sou uma grande fã da Colleen Houck e amei as outras trilogias dela! Estou tão feliz que seu novo livro esteja vindo para o Brasil. Ansiosíssima para ler esse novo livro dela. Tem uma capa muito linda e fiquei curiosa com essa história de Halloween. Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  12. Sou uma grande fã da Colleen Houck e amei as outras trilogias dela! Estou tão feliz que seu novo livro esteja vindo para o Brasil. Ansiosíssima para ler esse novo livro dela. Tem uma capa muito linda e fiquei curiosa com essa história de Halloween. Obrigada pela dica!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada pela capa desse livro. Porém, confesso que eu nunca me interessei muito pelas obras dessa autora. Em parte porque a outra série que vi dela era mitologia do Egito, o que nunca me interessou muito. E em parte é porque tenho lido cada vez menos obras com essa pegada mais juvenil.
    Esse tem uma premissa diferente dos outros livros que já vi da autora e achei mais interessante. O que me fez a um pouco é o fato de ser um livro juvenil e também a personalidade da protagonista. Mas quem sabe eu dou uma chance mais para frente. Adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu li os livros da autora e gostei da forma como ela abordou/explorou as mitologias e religiões. Indiquei para minha irmã fã de Percy Jackson e virou fã. Ela falou de A Chama de Ember e confesso que não tive vontade de saber mais, entretanto, ao ler sua resenha, fiquei curiosa para ler e saber como a Colleen vai abordar personagens de Halloween. Amei a resenha, o livro parece ser bom mesmo

    ResponderExcluir
  15. Eu já ouvi falar sobre o livro, mas confesso que não procurei saber muito. Li os outros livros da autora e gostei da maneira que aborda mitologias/religiões. Fiquei curiosa para saber como vai ser o desenrolar da estória com personagens de Halloween. Gostei da resenha, atiçou mais minha curiosidade

    ResponderExcluir
  16. Ah, este livro está na minha lista de desejados desde o lançamento! Devorei a saga do tigre! Não gostei tanto da outra trilogia, Deuses do Egito (ainda preciso ler o último livro), mas acredito que a autora vai se superar neste! Gostei de todos os pontos positivos listadlos na resenha, principalmente pela presença de demônios e bruxas; bem como a pegada steampunk. Vou querer ler com certeza!

    ResponderExcluir
  17. Olha, não sei se ser obstinada chega a ser um ponto positivo pq, afinal, foi essa obstinação que a levou para o outro mundo e, consequentemente, ela arrastou outras pessoas pra essa confusão. Pessoas que só queriam protegê-la. Imprudente, eu diria. Mas fiquei bem curiosa pra saber o que tanto ela queria ver no outro lado. Curiosidade? Algum segredo?
    Parabéns, adorei a resenha =*

    ResponderExcluir
  18. Estou curiosa! Acreditando em uma história fantástica e cheia de mistérios,Está na minha lista que quero apreciar com muita calma, pois acredita que seja aquele tipo de livros que te prende, espero que minhas expectativas sejam alcançadas.��

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Está ai uma autora que eu tenho muita vontade de ler e nunca acontece, achei a capa linda de morrer e o enredo interessante e original. Acredito que deva começar por esse livro e depois seguir para os demais escrito por elas, de fato sua resenha me chamou muito a atenção e aguçou minha curiosidade. Adorei a dica e pretendo usa-lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oii! :)
    Menina, estou bastante curiosa para ler esse livro! Mas fiquei com um pezinho atrás com os pontos "negativos" que você destacou. Acredito que não sejam ruins o suficiente para atrapalhar a leitura, mas me deixou com receio de acabar me decepcionando com a história.

    Não conheço outros livros da autora, apesar de já ter escutado muito sobre ela. Espero conhecer um pouco da sua escrita e quem sabe não consigo encaixar essa leitura na minha lista logo logo! :)

    Beijos
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro, ainda não li nada da autora, mas fiquei
    Com vontade��

    ResponderExcluir
  22. Olá! Estou doida pra ler esse livro, gosto muito da escrita dessa autora e curto muito esse tipo de fantasia, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Amei demais a resenha, sou louca pra ler esse livro, e agora então ❤️

    ResponderExcluir
  24. Olá, nunca li nada da autora, mas gosto muito de livros de fantasia, me parece ser um livro cheio de mistérios, adorei a resenha e quero muito ter a oportunidade de ler e conferir a história na íntegra!

    ResponderExcluir
  25. Só por ter sido uma das suas melhores leituras do ano passado, já me deixou curiosa para ler o livro. E por ser da Colleen, isso me anima ainda mais, pois os livros que já li dela eu gostei muito. Espero conseguir ler em breve esse, adoro essa pegada de fantasia.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu já tinha ouvido fala bastante da autora, mas ainda não tinha lido. Gostei muito da capa do livro, é maravilhosa. A premissa do livro em si é muito boa e estou bastante curiosa por ler o livro e conhecer esse mundo.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  27. Amei essa resenha, quero muito ler ele❤

    ResponderExcluir
  28. Desde do lançamento deste livro que eu estou louca para ler ele. Tem uma premissa tão interessante e perfeita para o Halloween, adorei sua resenha

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas